Desafio Todos Diferentes Todos Iguais Com Arte

Exposição Todos Diferentes Todos Iguais

Origem do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

No Dia 21 de maio celebra-se o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.

O objetivo desta data é cultivar a compreensão da riqueza e da importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro.

Num mundo constituído por 7 continentes, 193 países (segundo a ONU) e cerca de 7.113 biliões de pessoas, somos todo (a) s diferentes e único/as.

O mundo é diversidade e é essa diversidade que nos enriquece. Não concordas?

Lidar com a diferença significa em primeiro lugar olhar as pessoas naquilo que elas são, não as fechando numa imagem mais ou menos estereotipada.

Importa respeitar e valorizar todas as diferenças, quer sejam relativas ao sexo, identidade de género, etnia, religião, território de origem, cultura, idioma, ascendência, idade, orientação política, sexual, ideológica ou social, estado civil, situação familiar, situação económica, estado de saúde, deficiência, estilo pessoal e formação.

Desafio Todos Diferentes Todos Iguais Com Arte

O Politécnico de Tomar reconhece a importância de promover uma cultura de inclusão, de respeito e compreensão das muitas diferenças.

Por isso queremos celebrar este dia com Arte, contribuindo deste modo para a promoção da diversidade, da inclusão e da não discriminação.

Se és estudante do Politécnico de Tomar e esta temática também te interessa, temos um desafio para ti!

Até 16 de maio envia-nos por email (equipa_rp_ei@ipt.pt) ou impresso (no secretariado do WPOC), um trabalho sobre Diversidade, que ilustre por exemplo, a diversidade no Politécnico de Tomar.

Serão aceites trabalhos nas áreas da fotografia, design gráfico, em formato documentário (até 3 min) ou entrevista (até 4 min).

No dia 20 de maio todos os trabalhos serão expostos no WPOC, um espaço criado para todos os estudantes, que queremos que seja um local de inclusão, de partilha, de debate, de troca de experiências e conhecimentos, de diversidade!

Faremos então uma votação para eleger o melhor trabalho ao qual será atribuído um prémio.

Consulta o regulamento aqui. Contamos contigo!