Dia da Mulher


 

Exposição Dia da Mulher Com Arte

 

 

Origem do dia Internacional das Mulheres

O Dia Internacional das Mulheres é celebrado, anualmente, no dia 8 de março. Esta data foi instituído em 1975 pelas Nações Unidas e, atualmente, é comemorada em mais de 100 países.

Este dia pretende homenagear as mulheres de todas as nações, que lutam, com determinação, por direitos de cidadania, iguais aos direitos reconhecidos aos homens.

E porque é ainda tão importante celebrar este dia?

Apesar de nas últimas décadas se ter verificado um progresso significativo no que diz respeito aos direitos das mulheres, ainda persistem desigualdades.

A mudança efetiva tem-se mostrado difícil e lenta para a maior parte das mulheres e raparigas do mundo. Muitos têm sido os obstáculos que permanecem inalterados na lei e na cultura de muitos países.

Atualmente, em alguns países do mundo, enfrenta-se uma forte reação no sentido contrário, com um aumento da violência contra as mulheres e a eliminação dos seus direitos.

Muito é preciso ainda fazer pelo empoderamento feminino, equidade e respeito pelos seus direitos.

Desafio: Vamos celebrar o Dia Internacional da Mulher, com Arte?

O Politécnico de Tomar não é indiferente a estas questões e reconhece a importância do seu papel nesta luta. Por isso, neste ano de 2022, queremos celebrar o Dia da Mulher com Arte, contribuindo deste modo para a promoção da igualdade, um dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

E porquê com Arte? Porque a Arte tem a capacidade de comunicar sem palavras. É uma excelente ferramenta de consciencialização e desenvolvimento humano. É uma forma de intervir na sociedade, de denunciar injustiças, de promover mudanças.

Se és estudante do Politécnico de Tomar e esta temática também te interessa, temos um desafio para ti!

Até 28 de fevereiro envia-nos por email (equipa_rp_ei@ipt.pt) ou impresso (no secretariado do WPOC), um trabalho sobre o empoderamento das mulheres.


Serão aceites trabalhos nas áreas da fotografia, design gráfico, em formato documentário (até 3 min) ou entrevista (até 4 min).

No dia 8 de março todos os trabalhos serão expostos no WPOC, um espaço criado para todos os estudantes, que queremos que seja um local de inclusão, de partilha, de debate, de troca de experiências e conhecimentos, de diversidade!

Faremos então uma votação para eleger o melhor trabalho ao qual será atribuído um prémio.

Consulta o regulamento disponível aqui

Consulta os resultados deste desafio aqui

1.º lugar - Caroliinaii

2.º Josimar Aragão e Délcio Tengo (menção honrosa)

Ser Mulher - Curta Metragem

3.º Marta Grega

Os três alunos vencedores: