Dia Internacional dos Direitos Humanos

O Politécnico de Tomar assinalou o Dia Internacional dos Direitos Humanos no  dia 11 de dezembro, com uma atividade focada em temas como a discriminação racial e a conciliação entre a vida pessoal, profissional e familiar.

O auditório Doutor José Bayolo Pacheco de Amorim, no campus de Tomar, abriu portas às 10:30 horas para o workshop “Sensibilizar, prevenir e combater a discriminação racial nas escolas”, dinamizado por Sara Caetano da Agência para a Integração, Migrações e Asilo. Esta iniciativa teve como público-alvo os estudantes.

O período da tarde arrancou pelas 14 horas com a intervenção da Vice-Presidente do IPT, Natércia Santos, na sessão de abertura. Seguiu-se o seminário “A Importância da conciliação da vida profissional, familiar e pessoal” composto por três intervenções e direcionado a todos os colaboradores do Politécnico de Tomar e de outras instituições da região do Médio Tejo. A Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) deu início ao ciclo de apresentações com o tema “Boas práticas de Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal”. Por sua vez, em representação da Universidade de Aveiro, Daniel Costa abordou a “Conciliação da Universidade de Aveiro”.

O “Sistema de Gestão da Conciliação no IPT” foi o último tema em análise com a intervenção de Catarina Morgado do Grupo da Conciliação do IPT.

A participação neste evento foi aberta a toda a comunidade académica e da Região.

No presente ano, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 75 anos, data assinalada com o tema “Dignidade, Liberdade e Justiça para Todos”. Deste modo, a iniciativa inseriu-se no âmbito do Plano de Igualdade, Diversidade e Inclusão 2022-2024 do Politécnico de Tomar, que engloba uma série de ações que visam tornar a instituição mais inclusiva e equitativa.